As Atrizes

Gaby de Saboya

 Atriz, performer, produtora , jornalista e cineasta formada pelo Curso Profissionalisante de  formação de atores da  UniverCidade e em Dança Contemporânea pela Escola Angel Vianna. Graduada em Comunicação Social / Jornalismo pela UniverCidade com especialização em Telejornalismo e cinema e Mestrado em Teatro.

 

Como atriz , bailarina  e performer trabalhou com diretores como : Yeda Dantas, Marcus Vinicius Faustini, Vinicius Arneiro, Camila Amado, Luciano Mazza, Katia Rosa, Luciana Bicalho, Alexandre Melo, Vitor Lemos , Itala Nandi , João Brandão,  coletivo PY entre outros.

 

Produziu diversos espetáculos teatrais, shows de música e eventos em geral. Trabalhou seis anos como diretora artística do Espaço Cultural Sergio Porto.

 

Trabalhou em projetos sociais nas ONGs  Reperiferia e Galpão Aplauso como professora e coordenadora na área de teatro, dança, performance e artes visuais. Com destaque para a produção de filmes para celular realizado junto com Galpão Aplauso, no qual fomos Finalistas no Celucine, festival de micrometragem para celular e a Produção da Mostra de Intervenção Urbana “De olho na Rua”. 

 

Na área do audiovisual trabalhou como repórter e produtora da Multi-Rio, e atualmente trabalha na TV Cãmara e TV Brasil . Como cineasta realizou o documentário “Teatro em locais de guerra” em Hanói no Vietnã e Vila Cruzeiro (RJ). Foi assistente de direção do Longa Documentário “Carnaval, bexiga, funk e sombrinha” que ficou em cartaz no Unibanco Arteplex ( RJ e SP) , cine-santa, festival cineesquemanovo, mostra do filme etnográfico e festival de Milão ( Itália). Como atriz participou de diversos curtas com destaque para “Universos Paralelos” e o média metragem “As noves musas da memória” com direção de Edson Ermann. E os longas “Maré nossa história de amor” e “Quase dois irmãos” de Lucia Murat.

 Marcelle Sampaio

Bailarina e performer formada pelo Curso Profissionalisante em Dança Contemporânea pela Escola Angel Vianna, onde lecionou Dança Moderna de 1998 a 2003 e graduada em Licenciatura Plena em Dança pela Faculdade Angel Vianna.

 

Como intérprete-criadora trabalhou com coreógrafos tais como: Lia Rodrigues, Alexandre Franco, Luciana Bicalho, Duda Maia (também como assistente de coreografia) e Frederico Paredes. “Na Companhia de Lia Rodrigues ao longo de seis anos (1999 – 2005), Marcelle co-criou os espetáculos “Aquilo de que somos feitos”, Formas Breves” e “Contra Aqueles Difíceis de Agradar”, apresentando-se em  festivais pelo Brasil, Europa, América do Norte e América do Sul. “Ainda na mesma companhia participou de performances como a realizada para a obra “Resgate” do artista plástico Tunga –CCBB- SP e “ Projeto Anos 70: Trajetórias”- Itaú Cultural – SP.

 

Como artista independente, Marcelle intensificou seu interesse e pesquisa por criações que confrontem o corpo com o tempo presente, a dança contemporânea com a arte da performance. Com a artista plástica Gabriela Maciel, criou em 2005 a performance “Corpo Sensorial”, dirigida por Angel Vianna – CCBB – Rj, as fotos “Corpo Desenho” – FotoRio – Rj  e Scope – NY e o vídeoarte “Cômodo (2006). Com Frederico Paredes, desenvolveu sua parceria em coreografias para o Festival Dança em Trânsito 2005 – Rj  e o espetáculo “Cada Um” para o Kunsten Festival Des Arts 2006 – Be. Em 2006 Marcelle estreou seu primeiro projeto solo no Festival Panorama de Dança- RJ, a performance “Cômodo” , sendo apresentada também no projeto 3×1 no teatro Gláucio Gil, no Espaço Sesc na programação do IV Encontro do Corpo no Teatro e na Dança- Klauss Vianna e no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro,todos em 2008, entre outros. Em 2007 criou a performance “28 do 9”, para a abertura da exposição “Corpos Líquidos” da fotógrafa Fabian, com a qual desenvolve parceria artística – Ateliê da Imagem – RJ tendo sido apresentada também na ocupação 3×1 no Teatro Gláucio Gil. Criou, dançou e dirigiu junto com a atriz e bailarina Patrícia Niedermeier, o espetáculo “7 Propostas Monocromáticas” -Espaço Sesc- RJ. No ano de 2008, participou da performance ”Maiakóvsky o Mosaico”, dirigida por Fábio Ferreira- Espaço Sesc. Em 2009 e 2010 integrou o elenco do espetáculo “O Mistério Bufo”, dirigido por Cláudio Baltar e Fábio Ferreira, Centro Cultural Banco do Brasil – DF e Oi Futuro- RJ .

 

Como diretora de movimento, Marcelle trabalhou em espetáculos com diretores tais como Thierry Tremouroux, Gilberto Gawronky, Cininha de Paula, Andrea Zeni, Fábio Ferreira e Felipe Vidal Em televisão fez a direção de movimento do episódio “Império sem sentidos”, no programa “Toma lá dá cá”, da Rede Globo.

Deixe um comentário